domingo, 30 de outubro de 2011

LANNPE na Semana Nacional de Combate ao AVC

A LANNPE, em parceria com a rede AVC Brasil, realizou de 24/10 a 29/10 a Semana de Combate ao AVC. A campanha foi organizada em dois momentos: de 24/10 a 27/10 os participantes realizaram a aferição da pressão arterial da população usuária do Hospital das Clínicas de Pernambuco e esclarecimento acerca dos fatores de risco, sintomas e prevenção da doença. A Campanha encerrou com uma ação no jogo Sport x Náutico, no Estádio dos Aflitos, no dia 29/10 (Dia mundial de combate ao AVC).

24/10:

25/10:

26/10:


27/10:


Jogo Sport x Náutico (29/10):


Agradecemos a todos que participaram desta ação. Sem a ajuda de vocês, nada seria possível.

Por Marianna Maia


domingo, 16 de outubro de 2011

Semana Nacional de Combate ao AVC




SEMANA NACIONAL DO COMBATE AO AVC 23 DIA MUNDIAL DO AVC, 29 DE OUTUBRO


A cada seis segundos, independentemente da idade ou sexo, alguém em algum lugar morre de um Acidente Vascular Cerebral (AVC). Isso, no entanto, é mais do que uma estatística de saúde pública. Estas são pessoas que, ao mesmo tempo, eram irmãos de alguém, esposa, marido, filho, mãe, pai, amigo. Atrás dos números existem vidas reais. A Organização Mundial de AVC (World Stroke Organization -WSO) está pedindo medidas urgentes para enfrentar a epidemia silenciosa, e lançou em 2010 a campanha de 2 anos "Um em cada seis" no Dia Mundial do AVC, 29 de Outubro.
O tema "Um em cada seis" foi escolhido para destacar o fato de que hoje, uma em cada seis pessoas no mundo inteiro terá um AVC durante a sua vida. Todos estão em risco e a situação pode piorar com a complacência e a inércia. A campanha comemora não apenas o fato de que o AVC pode ser prevenido, mas que os sobreviventes de AVC podem recuperar-se totalmente e manter sua qualidade de vida com o atendimento e tratamento correto e com o suporte adequado a longo prazo. A campanha tem o objetivo de reduzir o impacto do AVC agindo em seis desafios básicos:

1. Conheça os seus próprios fatores de risco: hipertensão arterial, diabetes, colesterol alto,
arritmias cardíacas (fibrilação atrial).
2. Seja fisicamente ativo e exercite-se regularmente.
3. Evite a obesidade, mantendo uma dieta saudável.
4. Limite o consumo de álcool.
5. Evite o fumo do cigarro. Se você fuma, procure ajuda para parar agora.
6. Aprenda a reconhecer os sinais de alerta de um AVC.


O AVC ocorre em qualquer idade e também afeta crianças. O AVC é a segunda principal causa de morte no mundo, sendo responsável por cerca de seis milhões de mortes a cada ano. Ele é responsável por mais mortes anualmente do que as tuberculose e malária juntos - três doenças que foram referências de saúde pública, capturando a atenção da mídia mundial e, líderes mundiais, governos e diversos setores da sociedade civil para agir.