sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Processo Seletivo para novos integrantes - 2011
Liga Acadêmica de Neurologia e Neurocirurgia de Pernambuco

A LANNPE tem o prazer de comunicar a todos os estudantes de medicina a abertura do período de inscrição para o processo seletivo de novos integrantes LANNPE 2011.
  • As inscrições serão efetuadas exclusivamente via presencial, no período compreendido entre os dias 28 de fevereiro e 29 de março de 2011 com o livreiro Jorge no DAMUC (Livraria nota 10).
  • Poderão candidatar-se estudantes do curso de Medicina que estejam cursando do quinto ao oitavo período.
  • A prova será aplicada no dia 30 de março de 2011, no horário das 13h:00min às 15h:00min no Anfiteatro 4 do Hospital das Clínicas de Pernambuco.
Dúvidas entre em contato com lannpe@gmail.com.br

Segue o EDITAL:

EDITAL Nº 03 /2011

A Liga Acadêmica de Neurologia e Neurocirurgia de Pernambuco (LANNPE) torna público que será realizado processo seletivo para ACADÊMICO - 2011, de acordo com as normas da LANNPE.

1. INFORMAÇÕES GERAIS:

1.1. As inscrições serão efetuadas exclusivamente via presencial, no período compreendido entre os dias 28 de fevereiro e 29 de março de 2011.

1.2. Poderão candidatar-se estudantes do curso de Medicina (UFPE, UPE, FPS e UNIVASF) que estejam cursando do quinto ao oitavo período.

1.3. A inscrição vale, para todo e qualquer efeito, como forma expressa de concordância, por parte do Candidato, de todas as condições, normas e exigências estabelecidas neste Edital.

1.4. Anular-se-á, sumariamente, a inscrição e todos os atos dela decorrentes, se o candidato não comprovar que satisfazia a todas as condições estabelecidas no Edital, o que poderá ocorrer a qualquer tempo em que seja constatada tal irregularidade.

1.5. As informações e as declarações prestadas no Formulário de Inscrição serão da inteira responsabilidade do candidato, dispondo a LANNPE do direito de excluir do Concurso aquele que não preencher o Formulário de forma completa, correta e legível ou fornecer dados comprovadamente inverídicos.

1.6. Dúvidas em relação ao Processo Seletivo poderão ser esclarecidas através do e-mail lannpe@gmail.com.

2. PROCEDIMENTOS PARA INSCRIÇÃO:

2.1. Para se inscrever no processo seletivo, o candidato deverá encaminhar, pessoalmente, para a Comissão Organizadora da LANNPE – DAMUC, através do livreiro Jorge (Livraria Nota 10), no Centro de Ciências da Saúde (UFPE), durante o período estabelecido no Cronograma de Eventos (Anexo I), cópias legíveis da cédula de identidade e do CPF, além de cópia do seu Histórico Escolar carimbado ou documento similar oficial onde conste a média atual do curso médico.

2.2. Para inscrever-se, o candidato pagará a taxa de inscrição no valor de R$ 10,00 (dez reais), para fazer face aos gastos com a realização do processo seletivo. O pagamento da taxa de inscrição deverá ser realizado no ato desta.

2.3. O candidato que não encaminhar ou não entregar, no período designado, os documentos mencionados no subitem 2.1, terá qualquer recurso contra o resultado provisório dessa avaliação preliminarmente indeferido.

2.4. A LANNPE não se responsabilizará por solicitações de inscrição não recebidas por motivos de ordem técnica, sendo a inscrição e disponibilização dos documentos de responsabilidade do Candidato.

3. DAS VAGAS E DURAÇÃO DO PROGRAMA:

3.1. Serão oferecidas 14 (quatorze) vagas (sem distribuição por cotas) para acadêmico da Liga Acadêmica de Neurologia e Neurocirurgia de Pernambuco – LANNPE, na condição de MEMBRO ASSOCIADO.

3.2. Os Candidatos classificados poderão permanecer pelo período de 06 (seis) meses realizando as atividades da Liga, com possibilidade de renovação por mais 06 (seis) meses.

3.3. As atividades serão desenvolvidas dentro dos programas de pesquisa.

3.4. O Programa da LANNPE consta de:

3.4.1. Atividades práticas na Emergência Neurológica e Neurocirúrgica do Hospital da Restauração;

3.4.2. Atividades práticas na Enfermaria Neurológica do Hospital da Restauração e do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco;

3.4.3. Atividades teóricas com módulos em Neurociências, Neurologia e Neurocirurgia;

3.4.4. Atividades de pesquisa científica nas áreas de Neurologia e Neurocirurgia;

3.4.5. Atividades de extensão universitária, com enfoque na prevenção de fatores de risco para entidades de maior impacto epidemiológico e social em Neurologia e Neurocirurgia.

4. DA DATA E LOCAL DA PROVA:

4.1. A prova será aplicada no dia 30 de março de 2011, no horário das 13h:00min às 15h:00min;

4.2. LOCAL: Anfiteatro 4 do Hospital das Clínicas de Pernambuco.

5. DA ESTRUTURA DO PROCESSO SELETIVO:

5.1. O Processo Seletivo constituir-se-á da aplicação de uma Prova Objetiva e da Avaliação do Histórico Escolar, para cálculo de desempate.

5.2. Da prova objetiva:

5.2.1. A Prova Objetiva, eliminatória, será constituída de 40 questões de múltipla escolha, cada uma com cinco alternativas, versando sobre os conhecimentos detalhados no anexo II deste Edital;

5.2.2. O Candidato deverá comparecer ao local designado para sua prova com antecedência mínima de 01 (uma) hora, munido de seu Comprovante de Inscrição e original de um dos seguintes documentos: Cédula de Identidade ou outro documento de identificação em que conste fotografia e assinatura e, ainda, de caneta esferográfica de cor azul ou preta. Em hipótese alguma, os candidatos terão acesso aos locais de provas sem algum dos documentos relacionados.

5.2.3. O acesso ao local da prova será fechado, impreterivelmente, às 13h:00min (treze horas).

5.2.4. Não será permitido ao Candidato fazer prova fora do horário e do local indicados, sob qualquer motivo.

5.2.5. Não haverá segunda chamada ou repetição de Prova. O não comparecimento ou o atraso no comparecimento do Candidato para a realização da Prova implicará, automaticamente, na sua exclusão do Concurso, seja qual for o motivo alegado.

5.2.6. Não serão permitidas consultas em livros, em códigos ou em anotações de qualquer natureza, bem como será proibido o uso de aparelhos de comunicação de qualquer espécie.

5.2.7. Terá sua prova anulada e será automaticamente eliminado do processo seletivo o Candidato que, durante a realização da prova:

a) usar ou tentar usar meios fraudulentos e/ou ilegais para a sua realização;

b) infringir, no todo ou em parte, o que foi estabelecido neste Edital;

c) recusar-se a entregar o material de aplicação da prova (Caderno de Prova e Cartão-Resposta) ao término do tempo destinado à sua realização;

d) afastar-se da sala, a qualquer tempo, sem o acompanhamento do fiscal;

e) ausentar-se da sala, a qualquer tempo, portando o Caderno de Prova e/ou o Cartão-Resposta.

5.2.8. Para transcrever as respostas das questões da Prova, o Candidato receberá um Cartão-Resposta, que será o único documento válido para a correção. O caderno de prova serve, apenas, para rascunho.

5.2.9. Serão da inteira responsabilidade do Candidato os prejuízos advindos das marcações feitas incorretamente no Cartão. São consideradas marcações incorretas: dupla marcação e marcação rasurada.

5.2.10. Ao terminar a Prova, o candidato deverá entregar ao Fiscal de Sala o Caderno de Prova juntamente com o Cartão-Resposta.

5.2.11. O Candidato só poderá ausentar-se do recinto de Prova, transcorridas 01 (uma) hora de seu início.

6. DA CLASSIFICAÇÃO FINAL:

6.1. A classificação final dos candidatos será feita de acordo com a ordem decrescente da pontuação obtida na Prova Escrita Objetiva.

6.2. Nos casos de empate na pontuação, o desempate dar-se-á, pela aplicação, sucessivamente, dos seguintes critérios:

a) Candidato com maior média curricular;

b) Candidato em período mais avançado;

d) Candidato com mais idade.

7. DOS RECURSOS:

7.1. Os Cadernos de Provas e seus respectivos Gabaritos não serão disponibilizados.

7.2. Contestações ao gabarito deverão ser endereçadas ao email da LANNPE (lannpe@gmail.com) sob o título “contestação gabarito – questão X”. Caso haja incorreções na elaboração da Prova, essas serão julgadas e anuladas, existindo a procedência.

7.3. Se houver alteração do gabarito preliminar divulgado, a Prova será corrigida de acordo com o gabarito definitivo, elaborado em razão da(s) questão(ões) modificada(s) ou anulada(s).

7.4. O Gabarito Oficial definitivo estará disponibilizado no endereço eletrônico: http://lannpe.blogspot.com/.

8. DA MATRÍCULA:

8.1. A assinatura do Termo de Compromisso será efetuada pelo candidato, ou seu procurador legalmente constituído, por ocasião da reunião com os aprovados, na data de 04 de abril de 2011, com local e hora a serem estabelecidos em cronograma que será divulgado com o resultado final do Processo Seletivo.

8.2. Os documentos necessários para a efetivação na LANNPE serão divulgados após o processo de seleção dos candidatos.

8.3. O candidato, ou seu representante legal, que não comparecer no local, data e hora estabelecidos para assinatura do termo de compromisso, será considerado desistente.

9. DAS NORMAS GERAIS:

9.1. Este edital está sujeito a modificações em seu todo ou em parte, mediante aviso na Internet, até a divulgação final do processo seletivo.

9.2. Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Gestora da LANNPE.

9.3. Nenhum candidato poderá alegar o desconhecimento do presente Edital, ou de qualquer outra norma e comunicado posterior e regularmente divulgados, vinculados ao certame, ou utilizar-se de artifícios de forma a prejudicar o Processo Seletivo.

9.4. A interpretação do presente Edital deve ser realizada de forma sistêmica, mediante combinação dos itens previstos para determinada matéria consagrada, prezando pela sua integração e correta aplicação, sendo dirimidos os conflitos e dúvidas pela comissão instituída.

Recife, fevereiro de 2011

COMISSÃO ORGANIZADORA LANNPE

ANEXO I

CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO

Evento

Data

Local

Publicação do edital

28/02/2011

DAMUC-UFPE e internet; site

http://lannpe.blogspot.com/

Inscrições

Das 10h do dia 28/02/2011 às 12h do dia 29/03/2011

Livreiro Jorge – DAMUC – Centro de Ciências e Saúde (CCS) - UFPE

Prova escrita

Às 13h do dia 30/03/2011

Auditório ADÉLIA HATEN, Centro de

Ciências da Saúde – CCS – UFPE

Resultado dos aprovados

02/04/2011

No site: http://lannpe.blogspot.com/

Reunião com os candidatos aprovados

04/04/2011

A ser informado

ANEXO II

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DA PROVA ESCRITA

1. Anatomia do Sistema Nervoso Central e Periférico;

2. Neurofisiologia;

3. Semiologia Neurológica dos Pares Cranianos, da Motricidade, da Sensibilidade e Funções Corticais;

4. Alteração do Estado da Consciência;

5. Acidente Vascular Encefálico;

6. Traumatismo Craniano e Raquimedular.

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Sobre o que há de mais novo no mundo da Cefaleia


Quando: Sexta-feira (25/02/11), pontualmente a partir das 8:00hs até as 12:00hs

Onde: Auditório Jorge Lobo, CCS, UFPE


Inscrições e certificados no local. Coffee Break incluso.

Investimento R$ 10,00


Especialistas (cefaliatras) pesquisadores em cefaleia vão se reunir para discutir sobre os últimos avanços na fisiopatogenia, diagnóstico e tratamento da dor de cabeça, mostrando resultados ainda não publicados da pesquisa clínica ou experimental usando normas da Medicina Baseada em Evidência.

Professor Convidado: Dr. Marcelo Ciciarelli (SP) - Clínica, mecanismos e tratamento profilático da migrânea

Presidente da Sociedade Brasileira de Cefaleia


Temas:

Cefaleia na gravidez e pós-parto

Cefaleia do orgasmo

Enxaqueca na mulher

Cefaleia do hipotiroidismo

Cefaleia e Obesidade

Cefaleia e malformação de Chiari

Cefaleia do sorvete

Enxaqueca e fibromialgia

Cefaleia na desidratação

Cefaleia pós-raquianestesia

Fatores deflagradores da cefaleia

Como quantificar uma crise de enxaqueca

Cefaleia pós-craniotomia

Cefaleia do rabo de cavalo

Cefaleia na emergência

Disfunção craniomandibular e cefaleia

Melatonina, oxitocina e dor

Prevenção da enxaqueca e óxido nítrico

Coordenação: Prof. Dr. Marcelo Valença

Apoio: Liga Acadêmica de Neurologia e Neurocirurgia de Pernambuco


domingo, 20 de fevereiro de 2011

Sobre o que há de mais novo no mundo da Cefaleia


Especialistas (cefaliatras) pesquisadores em cefaleia vão se reunir para discutir sobre os últimos avanços na fisiopatogenia, diagnóstico e tratamento da dor de cabeça, mostrando resultados ainda não publicados da pesquisa clínica ou experimental usando normas da Medicina Baseada em Evidência.



Programação (24/2/2011) - Quarta

Auditório Inácio Cavalcanti, 2˚ andar HOPE

19h30 Abertura

Marcelo Valença

19h45 Cefaleia pós-craniotomia

Palestrante: Pedro Sampaio, MD, DO

20h20 Tratamento cirúrgico da migrânea. É possível?

Palestrante: Corintho Viana, MD

20h50 Intervalo

21h10 Cefaleia na Unidade de Emergência

Palestrante: Marcelo Ciciarelli, MD, DO

Presidente da Sociedade Brasileira de Cefaleia, Ribeirão Preto, SP


Programação (25/2/2011) - Quinta

Auditório Jorge Lobo, CCS, UFPE

Minipalestras (parte I)

8h00 Cefaleia na gravidez e pós-parto

Palestrante: Waldmiro Dieges, MD, DO

8h12 Enxaqueca na mulher

Palestrante: Fabíola Medeiros, MD, DO

9h24 Cefaleia pós-traumática

Palestrante: Hugo A. L. Martins, MD, DO

9h36 Cefaleia do sorvete

Palestrante: Daniella Oliveira, BFist, DO

9h48 DTM e cefaléia

Palestrante: Michele Cauás, DMD, DO

9h50 INTERVALO


10h10 Palestra do Professor convidado:

Clínica, mecanismos e tratamento profilático da migrânea

Palestrante: Marcelo Ciciarelli, MD, DO


Minipalestras (parte II)

11h00 Cefaleia pós-raquianestesia

Palestrante: Jane Amorim, MD, MSc

11h10 Cefaleia do hipotiroidismo

Palestrante: Marise L. Carvalho, MD, MSc

11h20 Cefaleia e Obesidade

Palestrante: Barbara Gomes, MD, MSc

11h30 Cefaleia do orgasmo

Palestrante: Ana Cláudia Melo, MD

11h40 Enxaqueca e fibromialgia

Palestrante: Louana C. da Silva, BFist

11h50 Cefaleia do rabo de cavalo

Palestrante: Larissa B. Vieira, EM

12h00 O perfil do migranoso e como escolher o tratamento preventivo

Anúzia Albuquerque, EM


Inscrições e certificados no local. Investimento de R$ 10,00

Apoio: Liga Acadêmica de Neurologia e Neurocirurgia (LANNPE)